O Poderoso Chefão - O Filme da Minha Vida (Blogagem Coletiva)

sábado, 2 de maio de 2009



Deveria ter feito essa postagem nos dias 29 ou 30 e devido a imprevistos não consegui fazer, mas hoje to aqui postando sobre o filme que marcou minha vida.

Fiquei com muitas dúvidas sobre qual filme falar, poderia por diversos aqui, porque muitos me marcaram, fui selecionando e no final fiquei entre duas opções, "Pulp Fiction" de Quentin Tarantino e "O Poderoso Chefão" em inglês "The Godfather", a trilogia de Francis Ford Coppola, e acabei optando pelo filme de Coppola.

O Poderoso Chefão conta a saga da familia Corleone, comandada por Don Vito Corleone (Marlon Brando no 1º filme e Robert de Niro no 2º), e mostra como é o dia a dia da Máfia Italiana nos Estados Unidos, o filme foi inpirado em um romance homônimo de Mario Puzo e acabou sendo muito mais conhecido do que o próprio livro.

Ele foi eleito o melhor filme da história dos Oscars por leitores do New York Times e em quase todas as listas dos melhores filmes da história, "O Poderoso Chefão" sempre marca presença, muitas vezes em primeiro lugar, além de ter sido muito bem escrito e dirigido, também mostrou ao mundo grandes talentos, Al Pacino (Michael Corleone), Robert de Niro (Don Vito Corleone mais jovem no segundo longa) , Diane Keaton (Kay Adams) entre outros.

O primeiro filme é de 1972 e foi um marco pra história do cinema e um fenômeno cultural que arrecadou mais de US$ 100 milhões, uma obra prima do Cinema mundial. Don Vito Corleone, chefe da mafiosa familia Corleone, apadrinha várias pessoas fazendo favores a elas em troca de futuros favores, com a chegada das drogas, as outras familias que entram no negócio, querem que a familia de Don Vito também siga o mesmo caminho, mas Don Vito se recusa, o que resulta no inicio de uma guerra de familias, onde até o próprio Don Vito sofre um atentado, Michael Corleone (Al Pacino), que até então não era envolvido nos negócios da familia, vê a necessidade de proteger seu pai e todo o imperio construido por ele ao longo dos anos, com a morte de Don Vito Corleone (não pelo atentado, mas sim por problemas de saúde quando mais velho) Michael Corleone acaba se tornando o mais novo chefe da familia Corleone. Esse longa ganhou 5 Globos de Ouro e recebeu 11 indicações ao Oscar levando 3 estatuetas: Melhor Filme, Melhor Ator (Marlon Brando) e Melhor Roteiro Adaptado. Além de Marlon Brando (Don Vito Coreleone) e Al Pacino (Michael Corleone), participaram também do longa James Caan, Robert Duvall, Diane Keaton...

A segunda franquia do longa é de 1974, que mostra com foi a chegada de Don Vito Corleone (vivido agora por Robert de Niro) vindo da Sicilia na Itália para o Estados Unidos por volta de 1900 e continua a saga da familia, comandada agora, depois da morte de Don Vito, por Don Michael Corleone, expandindo os negócios da familia. O segundo filme também, como o primeiro, recebeu 11 indicações ao Oscar e conquistou seis estatuetas, Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator Coajuvante (Robert de Niro), Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Direção de Arte e Melhor Trilha Sonora, além de ter recebido 6 indicações ao Globo de Ouro.

O terceiro longa é de 1990 e mostra o envelhecimento de Don Michael Corleone, a busca de legitimar os interesses da familia (com a ajuda de seu sobrinho Vicente Mancini, papel interpretado por Andy Garcia) e a tentativa de consolidar uma aliança com o Vaticano. Esse longa recebeu 7 indicações ao Oscar e 7 ao Globo de Ouro.

Várias frases de "O Poderoso Chefão" também marcaram a história do cinema:
"Nunca odeie seus inimigos, isso afeta seu julgamento"
"Vou-lhe fazer uma oferta que não pode recusar"
"Mantenha seus amigos por perto e seus inimigos mais perto ainda"

O Filme é tão bom, que eu logo que assisti, fiquei com vontade de assistir de novo, e isso aconteceu com os 3 filmes, vendo o filme, vc acaba torcendo pros mafiosos e pela Familia Corleone, um filme que faz vc entrar de cabeça na história, essa trilogia marcou a minha vida e pra mim, não existe filme melhor do que "O Poderoso Chefão".

Abaixo o Trailer do primeiro filme da trilogia de "O Poderoso Chefão":


Essa Blogagem Coletiva foi uma iniciativa do Blog Fio de Ariadne

5 comentários:

Guilherme Freitas 2 de maio de 2009 às 15:15  

O Poderoso Chefão também é um dos meus filmes favoritos, o primeiro é sem dúvida nenhuma o melhor de todos. Impecável o Don Corleonne. Abarços.

Úrsula Avner 3 de maio de 2009 às 10:23  

Oi André este filme é mesmo um clássico do cinema. Também gostei muito quando assisti a versão feita com os atores Robert de Niro e Al Pacino. Um ótimo domingo. Até mais...

ANDREIA 4 de maio de 2009 às 12:15  

Oi André. Andaste desaparecido =D Deixando um abraço para ti. Porta-te bem.

André Siqueira 4 de maio de 2009 às 12:37  

Simplesmente sensacional!!!

Até mais...

Ass.: André - Milha Turva

Jaqueline Amorim 11 de junho de 2009 às 15:37  

Oi André!! Obrigada pelo carinho e pelo selo que passou ao meu blog. Desculpa a demora para agradecer, estou super atarefada com estudos. Tentei puxar seu link mas a foto não apareceu :(

Beijos e bom feriado!

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

  © Blogger templates Romantico by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP